Construção de cisterna

Construção de cisternas - Sertão Vivo

Construção de cisterna

A implementação da cisterna de placa de cimento de 16 mil litros. Uma construção de baixo custo, feita de placas de cimento pré-moldadas e construídas ao lado das casas por pessoas da própria comunidade capacitadas nos cursos de pedreiros/as oferecidos pelo P1MC. A cisterna tem o formato cilíndrico, é coberta e fica semienterrada. O seu funcionamento prevê a captação de água da chuva aproveitando o telhado da casa, que escoa a água através de calhas. Trata-se de uma tecnologia simples, adaptada à região semiárida e de fácil replicação.

Faz parte da estratégia de mobilização das famílias que elas apresentem uma contrapartida para a construção. Isto possibilita uma contribuição delas com as ações do Programa e fortalece a organização comunitária, uma vez que uma experiência bastante comum são os mutirões que envolve várias famílias na construção de cada cisterna.

Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, volume suficiente para abastecer uma família de até seis pessoas, no período de estiagem que pode chegar a oito meses. O seu funcionamento prevê a captação de água da chuva que cai no telhado da casa e escoa para a cisterna através das calhas.

Em todas as cisternas são instaladas bombas manuais para retirada da água, placas de identificação, calhas, tampas, coadores, telas de proteção e cadeados. E todas as tecnologias são georreferenciadas, ou seja, são coletadas as coordenadas geográficas de longitude e latitude que permitem a localização da mesma.

Fotos
Construção de cisternas


Construção da cisterna de placas de 16 mil litros - Foto: A/D.

Beneficiados pelo P1MC - Programa Um Milhão de Cisternas - Foto: A/D

Beneficiados pelo P1MC - Programa Um Milhão de Cisternas - Foto: A/D.

Cisterna de placas de 16 mil litros - Foto: A/D.

Saiba mais, acesse:
ASA - Articulação Semiárido brasileiro

Fonte: O Grito da Seca (OpenBrasil.org) / Embrapa / ASA - Articulação Semiárido brasileiro
Foto: OpenBrasil.org / A/D

Sertão Vivo - Conheça ações para amenizar os efeitos da seca no sertão nordestino. A seca não podemos combater, mas podemos conviver.

Sertão Vivo - OpenBrasil.org