Barragem subterrânea

Barragem subterrânea - Sertão Vivo

Barragem subterrânea

A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos. Possui a função de reter a água da chuva que escoa em cima e dentro do solo, por meio de uma parede construída dentro da terra e que se eleva a uma altura de cerca de 50 cm acima da superfície, no sentido contrário à descida das águas. A barragem subterrânea forma uma vazante artificial temporária na qual o terreno permanece úmido por um período de dois a cinco meses após a época chuvosa, permitindo a plantação mesmo em época de estiagem.

Pode ser construída em leito de rio e riacho, córregos e linhas de drenagem. Sua construção é feita escavando-se uma vala no sentido transversal das descidas das águas até a rocha ou camada impermeável. Dentro da vala, estende-se um plástico de polietileno com espessura 200 micra por toda sua extensão, fechando-a em seguida com a terra que foi retirada na sua abertura. O plástico dentro da vala se constitui na parede/septo impermeável. Nessa parede, deve ser feito um sangradouro para eliminar o excedente de água quando ocorrer chuvas torrenciais. As opções de cultivos dependem do interesse econômico e social de cada região e de cada família.

O sucesso da barragem subterrânea depende da locação, da construção dentro dos parâmetros técnicos recomendados, do conhecimento sobre seu funcionamento/manejo, e da apropriação por parte da família. Recomenda-se áreas com solos com profundidade de 1,5 a 4,5 m, com declividade suave, entre 0,4 e 2,0%, que formam ombreiras (extremidades rasas), não salinos e textura arenosa a média.

O custo de uma barragem subterrânea varia de acordo com as condições locais. É uma tecnologia que permite ao agricultor maior sucesso no cultivo de diversas espécies, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável do semiárido brasileiro, por promover melhoria das condições de vida das famílias agricultoras, garantindo renda e segurança alimentar.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições como a ASA - Articulação Semiárido brasileiro.

Fotos
Barragem subterrânea


Desenho esquemático do funcionamento da barragem subterrânea - Arte: FERREIRA et al., 2011. / A/D

Construção da barragem subterrânea - Foto: A/D.

Construção da barragem subterrânea - Foto: A/D.

Beneficiados pelo programa da barragem subterrânea - P1+2 - Programa Uma Terra e Duas Águas - Foto: A/D.

Saiba mais, acesse:
ASA - Articulação Semiárido brasileiro

Fonte: O Grito da Seca (OpenBrasil.org) / Embrapa / ASA - Articulação Semiárido brasileiro
Foto: OpenBrasil.org / Desenho esquemático do funcionamento da barragem subterrânea (fonte): FERREIRA et al., 2011. / A/D

Sertão Vivo - Conheça ações para amenizar os efeitos da seca no sertão nordestino. A seca não podemos combater, mas podemos conviver.

Sertão Vivo - OpenBrasil.org